A cozinha americana é aquela que integra ao restante da casa, amplia o espaço de convicência. Quem gosta de cozinhar sabe como é desagradável ficar na cozinha enquanto os amigos estão na sala, sacada conversando e se divertindo.

É o ambiente da casa mais querido pelos brasileiros e geralmente é o espaço que encontramos para relaxar, chamar os amigos, interagir, se entreter, repor as energias.

Antes todas as refeições eram feitas na cozinha. Vamos pensar que era uma época (bem no passado) que as mulheres não estavam tão inseridas no mercado de trabalho. A rotina das pessoas era composta pelo homem como “supridor do lar” e a mulher como “mantenedora” do lar. A cozinha era muito utilizada para refeições no dia a dia. As famílias eram maiores, as cozinhas precisavam ser tão grandes como alguns cômodos da casa. Aos poucos a ideia da Sala de jantar foi ganhando espaço e as cozinhas passaram a diminuir de tamanho.

Com a inclusão das mulheres no mercado de trabalho, não só inseridas mas fundamentais, ocupando cargos estratégicos, a rotina puxada do dia a dia fez com que as pessoas mudassem seus hábitos e passassem a cozinhar menos. Os homens também começaram a ganhar espaço na cozinha.

A cozinha deixou de ser o principal da casa, não era mais tão importante. Mas o entretenimento começou a ganhar espaço e a cozinha passou a ser olhada como um espaço social.

O mercado imobiliário aderiu a ideia unindo a cozinha à sala de jantar ou estar. Desta forma tanto a cozinha, quanto a sala, aumentam de tamanho. Ninguém quer ficar isolado na cozinha e limitado no espaço. Hoje as pessoas querem ser observadas cozinhando, querem mostrar seus padrões de vida e proporcionar uma boa experiência aos seus amigos e convidados.

Agora o que deve conter numa cozinha americana?

1 Balcão

“A cozinha americana proporciona a sensação de amplitude do espaço. Mas, sua principal vantagem é apresentar uma mudança positiva no conceito de cozinhar, transformando a atividade em algo divertido e prazeroso para todos da casa”.

2 Decoração

Entre cozinha americana e sala de jantar ou de estar integradas tudo tende a ficar à mostra, desde eletros até louças, pisos, acabamentos e até decoração.

3 Chefes

Uma boa cozinha não serve para nada se não for operada por chefes incríveis. Agora, deixa a sua criatividade aflorar e arrase com seus amigos.

Texto inspirado por Mobly .


Leave a Reply

Your email address will not be published.