Comprar um imóvel é um sonho antigo de todo brasileiro. Tantos anos planejando o dia em que você vai “sair do aluguel” e quando este dia chega a vontade já é entrar e ir logo instalando os móveis e pintar. Mas calma! Existem alguns cuidados que você precisa tomar antes de entrar no imóvel.

Separamos algumas dicas incríveis que vão te ajudar a evitar futuras ‘dores de cabeça’:

Aparência e infraestrutura

Visita em horários diferentes: A ida ao imóvel em horários diferentes pode ajudar a entender se ele é bem iluminado, ventilado e quais são a infraestrutura e serviços existentes na região. Verifique a os terrenos ou casas da região se tem local para escoamento de água e se tem barrancos que precisam da construção de muros de arrimo e se estão trincados, estufados ou manchados.

Infraestrutura e Fundamento

Dê uma volta nas redondezas e observe o entorno da casa ou do prédio para ver se existem rachaduras ou trincas nas calçadas. Verifique os pontos de lançamento de esgoto e águas de chuva. Certifique-se que as instalações de esgoto estão em conformidade com as regras de saneamento básico. Em caso de imóveis usados veja se não há pendências nas contas de água e luz e certifique a troca de titularidade.

O Imóvel

Veja se existem problemas no acabamento, como: pintura descascada, manchada ou cheia de bolhas; azulejos e cerâmicas quebrados ou soltos; trincas, rachadura, infiltrações e mofo na construção assim como o bom funcionamento de todas as instalações, como: água, energia, esgoto.

Em caso de necessidade, exija do vendedor que realize o conserto de todos os defeitos identificados, antes de comprar o imóvel. Caso ocorra algum problema causado por má construção, mesmo após a compra e ainda que o imóvel tenha sido financiado, o vendedor deverá fazer todos os reparos necessários.


Leave a Reply

Your email address will not be published.